0 Moda Masculina: Um Conceito em ascensão

por Alan Macedo Gomes, Amanda Luiz, Fabieli Steinbrenner e Wanea Bazzo!


Foto da Primeira postagem do Blog e de sua principal missão. 
A pesquisa “Moda Masculina: um conceito em ascensão”, no qual deu origem a este blog, apresenta um estudo feito no “corredor da moda” no norte do Paraná, buscando compreender o conceito de moda masculina que está crescendo e adquirindo maior aceitação pelos homens, sendo que a moda passou a ser uma forma de representação e comunicação da identidade na sociedade, influenciando nos relacionamentos. Buscando identificar a opinião deste público em potencial para área de moda, foram levantados dados para que as Relações Públicas possam atuar dentro deste segmento. Esta pesquisa recebeu no dia 01 de junho de 2013 o "PRÊMIO EXPOCOM", promovido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) na categoria "MELHOR PESQUISA EM RELAÇÕES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL", e  no dia 07 de setembro de 2003 o mesmo prêmio na categoria  "MELHOR PESQUISA EM RELAÇÕES PÚBLICAS DO BRASIL". 

Esta pesquisa tem como principal tema "A comunicação da Identidade e Imagem do Homem por meio do vestuário". Analisando a história e a variedade de costumes inseridos em cada cultura, a trajetória mostra que sempre existiu uma preocupação com a imagem visual que o vestuário e a indumentária proporcionam ao indivíduo. O vestuário, assim como expressões e atitudes, transmite uma imagem que, em um primeiro momento, é associado a personalidade, sendo em si uma expressão da comunicação não verbal. Sabe-se que a imagem criada pelo vestuário, assim como as expressões e atitudes corporais, transmitem a personalidade e as características de um individuo, sendo moda um modo, maneira e comportamento, que esta além do vestuário, muito mais abrangente, engloba outras áreas da vida cotidiana dos seres humanos. E recentemente um novo mercado começou a surgir e se mostrar preocupado com a imagem pessoal, sem perder o estilo próprio: o público masculino.

Editoria de Inverno 2013 Aramis Menswear
 Vem surgindo atualmente marcas e estilistas que trabalham e dedicam seus trabalhos somente ao público masculino. Grifes internacionais como Christian Dior, George Armani, Prada, Louis Vuitton, Calvin Klein e Yves Saint Laurent estão cada vez mais investindo na construção de peças para o homens, criando submarcas para representar este novo trabalho, que estão presentes em seus desfiles e lojas.

A promoção da era urbana pela busca do individualismo e definição de uma identidade própria ajudou a abandonar o conceito igualitário promovido no século XIX com o uso somente de roupas escuras pelos homens, que a partir da década de 70, começaram a aderir aos cortes diferenciados, cores e adornos como forma de construção deste homem moderno. A preocupação do homem com o vestuário vem crescendo, e que cada vez mais os homens tem passado a reeducar o seu olhar com relação a moda e como traduzi-la de acordo com seu gosto, personalidade e afeição.

Vitrine Crawford
Todos os apontamentos, dados e conclusões alcançados nesta pesquisa, conduziram para a importância do quesito aparência para o homem, pois esta traz confiabilidade e influencia relacionamentos, além de ser uma forma de expressão. Ressalta a importância do vestuário e das escolhas que refletem a personalidade do indivíduo. Uma imagem  que precisa se alinhar com sua aparência, pois é ela que irá determinar como este homem se relaciona em sociedade.

As informações coletadas na pesquisa “Moda Masculina: um conceito em ascensão” são base para estruturar uma pauta sobre as carências e necessidades sobre a moda masculina, no qual esta base é hoje este blog.

Confira o trabalho e os resultados da pesquisa Clicando Aqui! 


 

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